Facebook
FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese

A FUNDAÇÃO

A FUNDAÇÃO AURY LUIZ BODANESE

A Fundação Aury Luiz Bodanese tem por finalidade incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento ambiental, cultural e social. E contribuir para o desenvolvimento, formação e integração social através da promoção da cidadania.

PRINCÍPIOS

Ambiental – promover ações voltadas à preservação e educação ambiental

Cultural – possibilitar acesso às manifestações culturais através de atividades que promovam a interação das pessoas.

Social – promover ações de valorização à vida, ao bem-estar social e pessoal, com vista à autonomia, à saúde, à democracia e ao exercício da cidadania.



MISSÃO

Valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania.

VISÃO

Ser referência em ações sociais, culturais e ambientais promovendo a sustentabilidade e qualidade de vida.

VALORES

ÉTICA
COOPERAÇÃO
CONFIANÇA
RESPEITO
TRANSPARÊNCIA



AURY LUIZ BODANESE

Aury Luiz Bodanese

Em 1934 nascia, em Barão de Cotegipe (RS), o líder e fundador da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Aury Luiz Bodanese. (in memoriam).

A história do fundador da Aurora se confunde com muitas outras vividas por imigrantes que na época vinham para o oeste de Santa Catarina em busca de novas perspectivas de vida. Bodanese sempre foi um homem de personalidade forte e iniciativa.

Logo na infância começou a trabalhar como vendedor de frutas e entregador de jornal. Aos 15 anos era motorista de caminhão e com 20 anos prestou serviço militar em Uruguaiana. Durante sua trajetória profissional teve grandes participações na comunidade, como representante político e empreendedor. Em 1967, assumiu a presidência da Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó, mesmo ano de falecimento de seu pai, Guilherme Bodanese.

No ano de 1969, Bodanese e mais de 18 representantes de cooperativas da região oeste, deram início à Cooperativa Central Aurora Alimentos, tendo Aury como presidente. Um ano depois da fundação, a Cooperativa já adquiriu 22 caminhões e começou a utilizar o lema “Cereais de Santa Catarina para Alimentar o Brasil”.

Com essa dinamicidade, Aury Bodanese se tornou referência como líder e empreendedor. Mas sua experiência continuou presente no desenvolvimento da região. Em 1974 articulou a criação da Cooperalfa, fundindo as cooperativas de Chapecó e Xaxim. Logo em 1975, já era a maior cooperativa singular do Brasil.

Neste mesmo ano Aury colaborou com a fundação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina. Quase 30 anos após ter assumido a presidência da Cooperalfa, deixou ao cargo em 1997.

MANTENEDORA

A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 13 cooperativas filiadas, mais de 72 mil associados e mais de 26 mil funcionários.

Sua atuação abrange o mercado de carnes suínas, de aves, de pizzas e de laticínios, com um amplo mix composto por mais de 850 produtos.

A Aurora é prova de que a união é a melhor forma de alcançar resultados. Regida pelos princípios do Cooperativismo, que se baseiam no trabalho coletivo e na partilha dos resultados, conquistou o mercado e tornou-se referência mundial. O forte compromisso com o consumidor e com todos os que participam da cadeia produtiva, faz com que a Aurora equilibre seus objetivos empresarias com o compromisso social, valorizando o produtor rural e garantindo força e qualidade à produção.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos tem um compromisso muito forte com as comunidades, a presença da cooperativa em vários municípios brasileiros influencia diretamente o desenvolvimento social e econômico das regiões em que atua.

A Aurora Alimentos trabalha os princípios e a essência do cooperativismo em suas unidades, desenvolvendo programas para o envolvimento das pessoas, baseada no modelo de gestão do tripé da sustentabilidade.

Através da Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela cooperativa, são desenvolvidos diversos programas de interação social nas comunidades próximas às unidades da Aurora.

Visão

"Ser referência como cooperativa fornecedora de alimentos".

Missão

"Valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência".

COOPERATIVISMO

Não é sem motivo que o cooperativismo de produção agropecuária é o maior e mais expressivo do país. Surgiu da necessidade da união de pequenos e médios produtores rurais que fundaram sociedades cooperativistas, construíram silos e armazéns, adquiriram frotas para o escoamento da produção e disputaram mercados em condições de igualdade com as grandes corporações do setor.

Uma força que faz história

Cooperar significa colaborar com outras pessoas para que todos alcancem os mesmos resultados. Esse é o princípio do modelo cooperativista, que está fundamentado na solidariedade humana, onde o bem-estar de todos se sobrepõe ao individualismo. Os povos antigos já praticavam a cooperação na luta pela sobrevivência e hoje não é diferente. Quando as pessoas se unem para resolver os problemas que encontram, fica mais fácil chegar a uma solução.

Assim, ocorreu com a primeira sociedade cooperativa fundada em 1844 na cidade industrial de Manchester, na Inglaterra. A Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale foi um exemplo de alternativa econômica que os cidadãos encontraram para combater os preços abusivos praticados na época. A união que começou com um pequeno grupo de pessoas se transformou em força mundial. Hoje, as cooperativas desempenham importante papel na economia global e em especial na brasileira, gerando emprego e renda.

Princípios para a vida toda

As linhas orientadoras de todas as ações cooperativistas são a maneira de colocar a teoria em prática. Os princípios são os seguintes:

1. Adesão voluntária e livre;

2. Gestão democrática pelos membros;

3. Participação econômica dos sócios;

4. Autonomia e independência;

5. Educação, formação e informação;

6. Intercooperação;

7. Interesse pela comunidade.

RELATÓRIOS

CONSELHO CURADOR

Presidente: Neivor Canton
Secretaria: Paula Daiane Bortoluzzi Klauck
Membros Efetivos: Nelso Paulo Rossi
Marcos Antônio Bedin
Maria Elizabeth Mezaroba
Antonio Wanzuit
Caciano Antonio Capello
Membros Suplentes: Diane Regina Ditz Wanzuit
Andréia Dal Pizzol
Vanderlei de Ré
Maritania Bagnara
Diretoria Executiva
Diretor Presidente: Isabel Cristina Trierveiler Machado
Diretor Administrativo-Financeiro: Adriana Perin
Diretor Operacional: Sonara Bergamo Ramos
Diretoria Fiscal
Conselheiros Efetivos: Arley Cesar Castagnera
Luciana Simon
Angela Comin
Conselheiros suplentes: Rodicler Bortoluzzi
Angelica Picolli

ESTATUTO SOCIAL

MANTENEDORA:
  • Aurora
APOIADORES:
  • Ocesc
  • SESCOOP/SC
  • SESCOOP/SC
©2014 FALB - Fundação Aury Bodanese - Todos os direitos reservados Produzido por BRSIS