Facebook
FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese

NOTÍCIAS

31/08/2017

Segunda edição do Viva as Diferenças encerra com sucesso de participação

Karine Borges, de 17 anos, sentiu o peso da idade com o simulador de envelhecimento. Ao vestir uma roupa que aproxima da realidade vivenciada por uma pessoa de 70 anos, a jovem compreendeu como é ter o corpo pesado, visão reduzida e baixa audição. “Eu sabia que os idosos possuíam inúmeras limitações, mas não tinha dimensão das dificuldades enfrentadas. Sem dúvidas valorizarei ainda mais meus avós”, afirmou. A experiência foi proporcionada pela Faculdade Senac Chapecó à Karine e aos visitantes da 2ª edição do Workshop Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e mais de 20 parceiros.
O evento, que teve duração de dois dias, reuniu diversas entidades e instituições que atuam em favor da inclusão social, pessoal e profissional de pessoas com deficiência. Cerca de 1.300 pessoas participaram das atividades. O coordenador educacional da Faculdade Senac de Chapecó, Franki Kucher, explicou que a intenção da instituição em promover a atividade Sentindo na Pele foi gerar empatia nas pessoas incentivando o respeito às diversidades. “Quando as pessoas vivem as adversidades enfrentadas por pessoas com deficiência ou idosos, por exemplo, passam a ter um novo olhar sobre essas situações. Colocar-se no lugar do outro é contribuir para a criação de ambientes mais inclusivos”, observou.

A MAGIA DA INCLUSÃO
Entre a ampla programação do Viva as Diferenças os visitantes também puderam conferir relatos de superação como o da administradora Gisely Niedermayer com a palestra “Eu Escolhi ser feliz. E você? Seja o autor de sua própria história”. O ex-goleiro e embaixador da Chapecoense Jackson Follmannmandou um vídeo diretamente de Roma, na Itália, e o fisioterapeuta da Chapecoense Marcos Bilibio contou como está ocorrendo o processo de recuperação dos jogadores do clube sobreviventes da tragédia com o voo da Lamia, em novembro de 2016. O Desfile Inclusivo foi um dos grandes sucessos da segunda edição. Pessoas com deficiência que trabalham na Aurora Alimentos desfilaram todo o seu charme ao lado dos modelos da Kozzer Agência de Modelos, as roupas para o desfile foram cedidas pela Loja Nazari e a maquiagem foi produzida pelos salões de beleza Lequip e Orvalho do Mar, além do SENAC.
O magicontador, como é tradicionalmente conhecido, Eric Chartiot encerrou a 2ª edição do Workshop Viva as Diferenças falando sobre inclusão com um toque de magia. Com espetáculos de mágica, Chartiot falou sobre viver as diferenças de uma maneira lúdica. “Somos como peças de um mesmo quebra-cabeça. Cada uma é única e particular e todas se encaixam perfeitamente. Assim também é a vida cada pessoa ocupa o seu lugar e tem importância diante do grande quebra-cabeça. Nos completamos com as diferenças”, observou.

PARCEIROS
Foram parceiros do 2º Workshop Viva as Diferenças: Sescoop/SC, Adevosc, APAE Chapecó, Unimed Chapecó, Associação Chapecoense de Futebol, Associação de Surdos de Chapecó, CAPP, Clínica de Comunicação e Centro Auditivo Comunica, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência, IFSC, INSS, Kozzer Produções e Eventos, Lojas Nazari, Near, SEASC, Senac, Senai, Sesc, Uceff, Unochapecó, Unoesc, Unopar, Vale do Sol, BRSIS, Hstands e Ministério Público de Santa Catarina.

Fonte: MB Comunicação

Galeria de fotos

MANTENEDORA:
  • Aurora
APOIADORES:
  • Ocesc
  • SESCOOP/SC
  • SESCOOP/SC
©2014 FALB - Fundação Aury Bodanese - Todos os direitos reservados Produzido por BRSIS