FALB - Notícia - Fundação Aury Luiz Bodanese revela vencedores do Prêmio Escola Cidadã
Prêmio Escola Cidadã valoriza projetos socioambientais do RS Centro de Memória recebe visita de alunos do programa Somos Líderes do SESCOOP Alunos do projeto Liderança Comunitária conhecem a Fundação Aury Luiz Bodanese FALB e Cooperalfa realizam atividades em Bela Vista do Toldo Vozes do Corpo participa do Dança Fedelino: Túnel do Tempo 12ª Mostra Cultural apresenta uma soma de ritmos e história Conexão FALB 2019 reconhece ações promovidas por voluntários Fundação Aury Luiz Bodanese revela vencedores do Prêmio Escola Cidadã Voluntários realizam atividade na Creche Sonho Feliz em São Miguel do Oeste Roda de Leitura participa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em Chapecó

PROGRAMA ECO COOPERAÇÃO

Voltar

Fundação Aury Luiz Bodanese revela vencedores do Prêmio Escola Cidadã

Compartilhe:

O dia foi marcado pela troca de experiências, valorização dos projetos e descontração. Foi com esse espírito que a Fundação Luiz Aury Bodanese (FALB), mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, revelou o Prêmio Escola Cidadã e a Poesia Destaque, na tarde de quarta-feira (20), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

"Nós estamos tratando de cidadania. Apesar da complexidade do tema, formar bons cidadãos é uma responsabilidade da família, da escola, do Poder Público e a da sociedade civil. A formação não se faz com discursos. Precisamos dar bons exemplos e a Fundação tem a missão de oportunizar esses momentos construtivos", afirmou o presidente da FALB Oscar Antonio Trombeta.

Antes da premiação, cerca de 450 alunos, professores e comunidade prestigiaram a palestra do ator Daniel Henrique, o palhaço Cambito, que abordou o tema "Como Ser Eco", voltada para os conceitos e problemáticas do ecossistema. Para encerrar sua apresentação, Cambito fez o público dançar.

As 36 instituições de ensino que participaram do evento receberam os certificados como forma de agradecimento as inscrições dos poemas e relatórios. Para os jurados, não foi uma tarefa fácil selecionar os melhores projetos com foco no tema "Valorizando boas práticas socioambientais". Foram 34 projetos inscritos em Santa Catarina, 23 no Rio Grande do Sul e sete nos demais Estados (Paraná e Mato Grosso do Sul).

A premiação integra o programa Eco Cooperação e Roda de Leitura voltados a educação ambiental e contação de histórias que iniciou em 2001. "Temos de agradecer a parceria e a disponibilidade de cada escola em nos receber e permitir que a Fundação auxilie nos projetos por meio dos multiplicadores de diversas unidades da Aurora no Brasil, porque são satisfatórios os resultados dos trabalhos. Escolher as melhores práticas é um procedimento difícil diante de bons projetos", ressaltou a coordenadora do programa Eco Cooperação Darcivana Squena.

OS JURADOS

A mesa avaliadora do prêmio Escola Cidadã foi composta por Mateus Potrich, Luciano Bergonzi, Graciele Valerius, Manuela dos Passos e Luíza Denardin Poletto, representando respectivamente a Aurora Alimentos, a Polícia Militar Ambiental, a Copérdia , a Universidade do Estado de Santa Catarina (Unoesc) e o Instituto Lixo Zero Brasil.

A mesa de jurados da Poesia Destaque contou com Leandra Otowicz, Sandra Toffolo, Elisandra Forneck, Grasieli Bernardi e Caroline Miotto, que representam respectivamente a Feira do Livro de Chapecó, a Unoesc, o Centro de Memória Alfa, a Secretaria de Cultura de Chapecó e a Biblioteca Pública do município.

VENCEDORES DA POESIA DESTAQUE

A criatividade, características poéticas, desenvolvimento da escrita, originalidade e uso adequado da linguagem, foram os critérios de avaliação considerados na Poesia Destaque.Wilber Ferreira da Cruz, da Escola Municipal Francisco Romagnole Júnior (Mandaguari/ PR) foi o vencedor da categoria "Demais Estados", com a poesia intitulada "Como Eu Coopero com o Meio Ambiente".

Em Santa Catarina, o primeiro lugar foi consagrado à aluna Fernanda Stefani, do Centro de Convivência Santo Antônio, de Chapecó, com a poesia "Nosso Planeta, Nossa Responsabilidade". Com a poesia "Como Eu Coopero com o Meio Ambiente", o segundo lugar foi mérito da aluna Andrieli dos Santos de Andrade, da Escola de Educação Básica Presidente Artur Costa e Silva, de Xanxerê. Letícia Matei Maier, com a poesia "A Terra Pede Socorro", ganhou o terceiro lugar, representando a Escola de Educação Básica Dom Vital, de Ponte Serrada.

PREMIADOS DA ESCOLA CIDADÃ

Foram considerados os critérios de sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, cooperação entre escola e comunidade e continuidade do projeto na premiação Escola Cidadã. Na categoria "Demais Estados", o projeto intitulado "Tecnologias Informacionais e a Logística Reversa", do Colégio Estadual Vera Cruz (Mandaguari/ PR), recebeu o primeiro lugar.

O primeiro lugar, em Santa Catarina, foi consagrado à Escola de Educação Municipal André Antônio Marafon, de Chapecó, com o projeto intitulado "Clubinho do Meio Ambiente". "A comunidade tem acesso a nossa composteira. Os alunos fazem a compostagem e, quando completo a produção, eles distribuem as frutas e verduras. Para as pessoas que podem ter a composteira em casa, os estudantes ensinam qual o procedimento para fazê-la", explicou a coordenadora do projeto Diana Chiodelli.

"Esse prêmio é muito emocionante para nós porque temos o sonho, desde o começo do clubinho, que é construir o nosso espaço. O objetivo é guardar nesse local nossos materiais do projeto e também recordar a nossa história. Agora, o projeto ganha mais independência, poderemos planejar nossas ações com facilidade em qualquer horário, já que teremos uma sala", enfatizou a estudante do quarto ano, Eloisa Vitoria Giacomelli Brachak.

Respectivamente o Centro Educacional Dom Bosco recebeu o segundo lugar com o relatório "Plantando a Semente da Conscientização: família solidária e ambientalmente correta". O Centro Educacional Professor José Arlindo Winter, de Peritiba, recebeu a premiação e o troféu de terceiro colocado.

A premiação das instituições participantes no Rio Grande do Sul acontecerá no dia 27 de novembro, na próxima quarta-feira, no município de Esteio/RS.


Texto: MB Comunicações

Compartilhe:




Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Bodanese - Todos os direitos reservados