a fundação
a fundação aury luiz bodanese
missão
Valorizar o ser humano e
contribuir para o exercício
da cidadania.
visão
Ser referência em ações que
promovam a sustentabilidade e o
cooperativismo.
valores
- ética
- cooperação
- confiança
- respeito
- transparência
princípios
A Fundação Aury Luiz Bodanese atua no eixo socioambiental, buscando a sustentabilidade e a cooperação. Os programas desenvolvidos atendem as políticas ambientais defendidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e de sua Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS's), em consonância com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), através de ações educativas, capacitações, encontros de formação e sensibilizações.
manual da marca
DownloadAury Luiz Bodanese
Em 1934 nascia, em Barão de Cotegipe (RS), o líder e fundador da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Aury Luiz Bodanese. (in memoriam).
A história do fundador da Aurora se confunde com muitas outras vividas por imigrantes que na época vinham para o oeste de Santa Catarina em busca de novas perspectivas de vida. Bodanese sempre foi um homem de personalidade forte e iniciativa.
Logo na infância começou a trabalhar como vendedor de frutas e entregador de jornal. Aos 15 anos era motorista de caminhão e com 20 anos prestou serviço militar em Uruguaiana. Durante sua trajetória profissional teve grandes participações na comunidade, como representante político e empreendedor. Em 1967, assumiu a presidência da Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó, mesmo ano de falecimento de seu pai, Guilherme Bodanese.
No ano de 1969, Bodanese e mais de 18 representantes de cooperativas da região oeste, deram início à Cooperativa Central Aurora Alimentos, tendo Aury como presidente. Um ano depois da fundação, a Cooperativa já adquiriu 22 caminhões e começou a utilizar o lema ?Cereais de Santa Catarina para Alimentar o Brasil?.
Com essa dinamicidade, Aury Bodanese se tornou referência como líder e empreendedor. Mas sua experiência continuou presente no desenvolvimento da região. Em 1974 articulou a criação da Cooperalfa, fundindo as cooperativas de Chapecó e Xaxim. Logo em 1975, já era a maior cooperativa singular do Brasil.
Neste mesmo ano Aury colaborou com a fundação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina. Quase 30 anos após ter assumido a presidência da Cooperalfa, deixou ao cargo em 1997.
mantenedora
A Cooperativa Central Aurora Alimentos é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 11 cooperativas filiadas, mais de 72 mil associados e mais de 40 mil colaboradores.
Sua atuação abrange o mercado de carnes suínas, de aves, de pizzas e de laticínios, com um amplo mix composto por mais de 850 produtos.
A Aurora Coop é prova de que a união é a melhor forma de alcançar resultados. Regida pelos princípios do Cooperativismo, que se baseiam no trabalho coletivo e na partilha dos resultados, conquistou o mercado e tornou-se referência mundial. O forte compromisso com o consumidor e com todos os que participam da cadeia produtiva, faz com que a Aurora equilibre seus objetivos empresarias com o compromisso social, valorizando o produtor rural e garantindo força e qualidade à produção.
A Cooperativa Central Aurora Alimentos tem um compromisso muito forte com as comunidades, a presença da cooperativa em vários municípios brasileiros influencia diretamente o desenvolvimento social e econômico das regiões em que atua.
A Aurora Coop trabalha os princípios e a essência do cooperativismo em suas unidades, desenvolvendo programas para o envolvimento das pessoas, baseada no modelo de gestão do tripé da sustentabilidade.
Através da Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela cooperativa, são desenvolvidos diversos programas de interação social nas comunidades próximas às unidades da Aurora.
PROPÓSITO
“Cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.
visão
“Ser reconhecida como cooperativa
referência em alimentos no Brasil e no mundo”.
missão
"Fornecer alimentos de excelência, despertando a prosperidade no campo e na cidade”.
cooperativismo
Não é sem motivo que o cooperativismo de produção agropecuária é o maior e mais expressivo do país. Surgiu da necessidade da união de pequenos e médios produtores rurais que fundaram sociedades cooperativistas, construíram silos e armazéns, adquiriram frotas para o escoamento da produção e disputaram mercados em condições de igualdade com as grandes corporações do setor.
uma força que faz história
Cooperar significa colaborar com outras pessoas para que todos alcancem os mesmos resultados. Esse é o princípio do modelo cooperativista, que está fundamentado na solidariedade humana, onde o bem-estar de todos se sobrepõe ao individualismo. Os povos antigos já praticavam a cooperação na luta pela sobrevivência e hoje não é diferente. Quando as pessoas se unem para resolver os problemas que encontram, fica mais fácil chegar a uma solução.
Assim, ocorreu com a primeira sociedade cooperativa fundada em 1844 na cidade industrial de Manchester, na Inglaterra. A Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale foi um exemplo de alternativa econômica que os cidadãos encontraram para combater os preços abusivos praticados na época. A união que começou com um pequeno grupo de pessoas se transformou em força mundial. Hoje, as cooperativas desempenham importante papel na economia global e em especial na brasileira, gerando emprego e renda.
princípios para a vida toda
As linhas orientadoras de todas as ações cooperativistas são a maneira de colocar a teoria em prática. Os princípios são os seguintes:
- 1Adesão voluntária e livre;
- 2Gestão democrática pelos membros;
- 3Participação econômica dos sócios;
- 4Autonomia e independência;
- 5Educação, formação e informação;
- 6Intercooperação;
- 7Interesse pela comunidade.
Revistas
Veja mais ediçõesconselho curador
Presidente:
Neivor Canton
Secretário:
Suelen Pratto
Membros Efetivos:
Caciano Capello
Gustavo Hoelscher
Graciele Valerius
Elizandra Grade
Membros Suplentes
Diane Wanzuit
Nelson Rossi
Marcos Bedin
Antonio Wanzuit
diretoria executiva
Diretor Presidente:
Oscar Antonio Trombeta
Diretora Financeira:
Paula Klauck
Diretora Administrativa:
Sonara Ramos
conselho fiscal
Membros Efetivos:
Arley Castagnera
Cleiton Rebellato
Alceu Krombauer
Membros Suplentes:
Luciana Simon