FALB - Notícia - 15 anos de cooperação com a comunidade
Mostra Cultural A Turminha da Reciclagem Casamento Cooperado realiza sonho de 19 casais em Abelardo Luz Ação Cooperada em Tangará (SC) Prêmio Escola Cidadã 2023 Conexão FALB e Prêmio Escola Cidadã 2023 Ação Dia Mundial da Limpeza Avaliação dos relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã Conhecimento e histórias de superação marcam Workshop Viva as Diferenças Workshop Viva as Diferenças 2023

15 anos de cooperação com a comunidade

Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, comemora 15 anos de atuação

“Cuidado, amor e respeito”. Essa foi a mensagem da analista social da unidade de Maravilha (SC) da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), Franciely Moraes, durante o lançamento das comemorações dos 15 anos da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), em Chapecó (SC). Para ela, é com essa fórmula que a instituição vem atuando na comunidade durante a sua trajetória.

“A Fundação conecta pessoas. Aprendemos a admirar e olhar a história de cada uma com afeto e responsabilidade. Tive experiências que oportunizaram crescer junto à organização e a percebê-la como agente de mudança, que acredita e desenvolve a cultura de valores para transformar espaços e, por meio de suas ações, realizar sonhos”, salientou a colaboradora que ingressou na Aurora Coop no mesmo período em que a FALB foi instituída.

Franciely destacou, ainda, algumas atividades realizadas nas escolas, a exemplo como aconteceu no município de Quilombo (SC), em 2010, que marcaram sua jornada na cooperativa. “Com o projeto Turminha da Reciclagem, do Programa Eco Cooperação, senti o entusiasmo e o envolvimento das crianças. Elas ficaram fascinadas com as orientações sobre coleta seletiva, preservação, conservação dos recursos naturais e todos os assuntos que abordam os cuidados com a natureza. Os alunos transmitiram muito amor. Lembrarei de uma forma muito especial esse encontro”, afirmou.

Além do Programa Eco Cooperação (preservação ambiental) também fazem parte das ações da FALB os programas Amigo Energia (voluntariado), Atitude Agora (inclusão e diversidade), Vivendo Saúde (saúde e bem-estar), Vozes do Corpo (dança) e Centro de Memória (preservação do acervo histórico da Aurora Coop). As ações e atividades em comemoração aos 15 anos da Fundação, alinhadas a estes seis programas, foram apresentadas pela diretora administrativa, Sonara Ramos.

Para o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, o objetivo das cooperativas também é trazer felicidade às pessoas. “Acreditamos na ação humana. Trabalhamos com agentes transformadores que colocam as pessoas acima de objetivos materiais e econômicos. Buscamos responder às expectativas da sociedade com milhares de ações desenvolvidas, que elevam o nome da Fundação. Como resultado, é extraordinário perceber a confiança e a parceria da comunidade com a Aurora Coop e a FALB. Parabéns para todos que contribuem com esse trabalho e criam e fortalecem conexões. Vamos seguir essa jornada vitoriosa”.

O vice-presidente de agronegócios, Marcos Zordan, recordou sua adolescência. “Quando rememoro os meus 15 anos, percebo o que construí ao lado de muitas pessoas. Estudei em um colégio agrícola interno sem muita segurança de como seria meu futuro, mas com a certeza de que queria ajudar alguém. Agora comemoro os 15 anos da Fundação. É exatamente o que fazemos, atuamos para a comunidade e ajudamos a realizar os sonhos de muitas pessoas. Essa é a nossa maior felicidade”.

AÇÕES DE 2023

O presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, falou sobre a importância de agradecer as conquistas e pensar no futuro. “Muito obrigado Aurora Coop, conselheiros e unidades, que por meio de seus colaboradores fazem os projetos acontecerem. Agradecemos também a equipe da FALB que está à frente das ações do dia a dia. Quem acredita nos nossos valores, apoia de bom coração e não espera nada em troca. Outro ponto indispensável é pensarmos qual será a nossa trajetória a partir de agora. Queremos que a Fundação seja importante para a comunidade, para os voluntários, para a Aurora Coop e para todos que estão engajados conosco”.

As atividades, que fazem parte do calendário comemorativo do aniversário da Fundação, são: festa de debutantes para 15 adolescentes, exposição fotográfica com exemplos de superação de Pessoas com Deficiência; Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência; palestras sobre Saúde e Segurança nas escolas; Turminha da Reciclagem na comunidade; Prêmio Escola Cidadã, Workshop Vozes do Corpo, Ação Cooperada; Casamento Cooperado e Conexão FALB. Este último reconhece a atuação dos voluntários na comunidade.

“É um orgulho atuar frente aos programas que são os pilares da Fundação. Celebrar esses 15 anos nos faz acreditar que estamos no caminho certo e que devemos continuar este trabalho para a construção de uma sociedade melhor, atuando sempre junto à comunidade”, destacou o supervisor administrativo dos Frigoríficos da Aurora Coop em Tapejara (RS), Elizandro Festa.


Texto: MB Comunicação





Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese - Todos os direitos reservados