FALB - Notícia - Avaliação dos relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã
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Avaliação dos relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã

A Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop promoveu, nesta semana, encontro para avaliação e escolha das instituições de ensino que concorrem ao Prêmio Escola Cidadã 2023. A iniciativa tem por objetivo valorizar, incentivar e premiar Relatórios Socioambientais desenvolvidos por escolas e entidades. As ganhadoras serão reveladas no dia 19 de outubro no Complexo Tabajara, em Chapecó (SC), no evento Conexão FALB e Escola Cidadã.

A premiação contou com 46 instituições de ensino participantes (36 escolas e 10 entidades sociais) de 24 municípios em quatro Estados. Os critérios de avaliação contemplaram sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos, relevância e impacto das ações, cooperação entre escola e comunidade e perspectiva de continuidade. Foram avaliados relatórios socioambientais nas categorias Escolas Públicas e Privadas e Entidades Sociais (APAEs, CRAS e demais espaços de programas socioassistenciais).

Na categoria Escolas Públicas e Privadas atuaram como avaliadores Mateus Potrich (Aurora Coop), Manuela dos Passos (Unoesc) e Luciano Bergonzi (Polícia Militar Ambiental). Para selecionar os classificados na categoria Entidades Sociais foram convidados os profissionais Luciana Breda (Aurora Coop), Kellen Cassaro (Consórcio Iberê) e Fabiane Roman (Unochapecó).

A diretora administrativa da Fundação ALB, Sonara Bergamo Ramos, explicou que as ações desenvolvidas pela entidade estão comprometidas com os objetivos de desenvolvimento sustentável (AGENDA 2030). Ressaltou que o Prêmio Escola Cidadã oportuniza estimular o investimento e o compromisso com a educação ambiental, fazendo com que toda a comunidade escolar seja parceira nas tarefas do dia a dia. “Com isso, é possível conquistarmos um mundo mais sustentável e com pessoas cada vez mais responsáveis por suas ações”.

A educadora ambiental da Fundação ALB, Darcivana Squena, realçou a expressão dos relatórios socioambientais inscritos e destacou o quanto são importantes para a escola/entidade comunicar suas práticas socioambientais de forma transparente e responsável. “É gratificante perceber que, ao reconhecermos e valorizarmos o trabalho das instituições que se dedicam a essas questões, conseguimos inspirar outras pessoas e entidades a se envolverem e contribuírem para a construção de um futuro melhor”.

Os avaliadores frisaram a experiência positiva e a responsabilidade em classificar trabalhos tão bem-elaborados. Reforçaram a qualidade e a diversificação dos projetos e cumprimentaram a Fundação por atuar como multiplicadora e incentivar o desenvolvimento de ações socioambientais.


Texto: MB Comunicação





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