FALB - Notícia - Conexão FALB e Prêmio Escola Cidadã 2023
Mostra Cultural A Turminha da Reciclagem Casamento Cooperado realiza sonho de 19 casais em Abelardo Luz Ação Cooperada em Tangará (SC) Prêmio Escola Cidadã 2023 Conexão FALB e Prêmio Escola Cidadã 2023 Ação Dia Mundial da Limpeza Avaliação dos relatórios socioambientais do Prêmio Escola Cidadã Conhecimento e histórias de superação marcam Workshop Viva as Diferenças Workshop Viva as Diferenças 2023

PROGRAMA PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Voltar

Conexão FALB e Prêmio Escola Cidadã 2023

Mais um momento especial marcou o calendário de comemorações dos 15 anos da Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop. O Conexão FALB e o Prêmio Escola Cidadã 2023, realizados no dia 19 de outubro, no Centro de Eventos Tabajara em Chapecó (SC), oportunizaram momentos de emoção, conhecimento e novidades que reforçam ainda mais o compromisso social com a comunidade e os princípios do cooperativismo.

O evento reuniu lideranças, colaboradores da Aurora Coop e representantes das escolas e entidades sociais. Um dos momentos em destaque foi a apresentação da nova identidade visual da Fundação Aury Luiz Bodanese e dos programas que foram remodelados e passaram a ter novos nomes e objetivos.

Palestra Show – O Poder da Decisão e apresentações/espetáculos com o Espaço Sou Arte, explanação sobre a importância das ações da Fundação junto a sua mantenedora e anúncio dos ganhadores da Ação do Dia Mundial da Limpeza e do Prêmio Escola Cidadã 2023, também estiveram entre os destaques.

O diretor presidente da Aurora Coop e do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese, Neivor Canton, realçou a expressão cooperativa e a importância das ações da Fundação ALB. “A nossa Fundação desenvolve um trabalho expressivo como elo social, da Aurora Coop, cumprindo o grande objetivo de construir um mundo mais justo e solidário. Somos uma cooperativa que precisa trazer resultados econômicos para fazer frente aos nossos compromissos e, nossa Fundação, cumpre simultaneamente seu papel”, frisou ao reconhecer o importante trabalho da entidade e de seus voluntários ao longo de 15 anos de história.

O presidente-executivo da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, afirmou que da mesma forma que a Aurora Coop valoriza as pessoas, a Fundação não poderia ser diferente.Contamos com bons exemplos a serem seguidos e, enquanto Fundação, sentimos orgulho em termos a Aurora Coop como mantenedora. Quinze anos se passaram e isso nos motiva a renovarmos. Nos incentiva a acompanhar as novidades que a sociedade e que os próprios mercados exigem”, ressaltou ao anunciar a nova identidade visual da Fundação, apresentada ao público em um audiovisual, e também a nova plotagem da Kombi da Fundação Aury Luiz Bodanese.

Ele explicou, ainda, que a proposta segue as cores e a linha da mantenedora. “Criarmos uma identidade que nos aproxima ainda mais do cooperativismo e do Sistema Aurora Coop”.

PRÊMIO ESCOLA CIDADÃ

A entrega do Prêmio Escola Cidadã 2023 também foi um momento especial. A iniciativa tem por objetivo valorizar, incentivar e premiar Relatórios Socioambientais desenvolvidos por escolas e entidades sociais. A premiação contou com 46 instituições participantes (36 escolas públicas e privadas e 10 entidades sociais) de 24 municípios em quatro Estados. Todos receberam certificados de participação.

Na categoria Escolas públicas e privadas, o 1º lugar foi para a Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho (SC), e o 2º lugar ficou com o Colégio Agostiniano Mendel, de Tatuapé (SP). Houve a premiação até a décima colocada com maior pontuação.

“É muito satisfatório quando alguém fora dos muros da escola tem um olhar diferenciado e valoriza tudo que a gente faz. Quero agradecer imensamente essa oportunidade”, destacou a professora do Laboratório de Ciências da Natureza da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert, Ivane Fiorini Deufel.

A categoria Entidades sociais premiou com o 1º lugar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Xaxim (SC). O 2º lugar ficou com a APAE de Chapecó (SC). Nessa categoria a premiação ocorreu até a quinta colocada com maior pontuação.

“Estamos felizes com o resultado. O prêmio fará a diferença na APAE, mas o mais importante é que a entidade conseguiu mostrar o expressivo trabalho socioambiental realizado. São comprometidos com a sustentabilidade, e todos os envolvidos no projeto se dedicaram muito”, destacou a analista social do frigorífico Aurora Coop Xaxim, Mônica Maschio, que representou a entidade na premiação.

Os critérios de avaliação contemplaram sustentabilidade, inovação, alcance dos objetivos, relevância e impacto das ações, cooperação entre escola e comunidade e perspectiva de continuidade, que foram analisados por um comitê de avaliadores.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

O Conexão FALB também oportunizou entregar o prêmio da ação do Dia Mundial da Limpeza. A ação proposta, que ocorreu no período de 11 a 28 de setembro, desafiou voluntários da Aurora Coop a organizarem mutirões de limpeza no entorno das unidades Aurora Coop e enviar um vídeo de até dois minutos ou cinco fotos para a Fundação.

A iniciativa integrou as ações realizadas no dia 16 de setembro em 191 países para contribuir com a limpeza do planeta. A Fundação contou com o engajamento de 23 equipes inscritas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

CONHEÇA OS GANHADORES:

1º lugar: Frigorífico Aurora Coop São Gabriel do Oeste (MS)

2º lugar:Fábrica de Rações Erechim (RS)

3º lugar:Equipe da Unidade Corporativa Comercial Guarulhos (SP)

4º lugar: Equipe do Incubatório Aratiba (RS)

PALESTRA SHOW

Além de mediar os eventos, juntamente com todo o elenco do Espaço Sou Arte que encantou o público com espetáculos ao longo de toda a programação, a diretora da empresa, Edilaine de Castro, fez uma palestra show sobre o poder das decisões e das escolhas. Com exemplos de superação de vários artistas do próprio grupo, ela trouxe inspiração sobre como usar estratégias que possam ajudar a transformar pessoas.


Texto: MB Comunicação





Mantenedora
Aurora
Apoiadores
Aurora
©2018 FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese - Todos os direitos reservados